Gallo, MarceloGirão, Inês2024-04-242024-04-242024-032024-01http://hdl.handle.net/10400.26/50717O ambiente familiar é o primeiro e mais importante espaço para a estruturação e desenvolvimento da personalidade, portanto quando há uma mudança neste ambiente, como a entrada da criança na vida escolar, assiste-se à uma abertura da família para um sistema exterior. A relação que se estabelece entre a escola e a família é considerada como a chave-mestra para o sucesso escolar dos alunos, porém quando não estão adequadamente envolvidos na educação dos seus educandos, gera desmotivação e insucesso, entrando aqui as responsabilidades que o assistente social poderá assumir, de forma a restabelecer as relações familiares e escolares. A presente investigação tem como população-alvo as turmas do 3º e 4º ano, professores e assistentes sociais, de algumas escolas do concelho da Figueira da Foz. Caracterizando-se como uma metodologia mista, combinando inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação direta. Como objetivo geral procura-se compreender qual o impacto que a relação escola-família apresenta perante o sucesso ou insucesso escolar dos educandos e como o assistente social pode auxiliar nas dificuldades que surjam. Constatou-se que a parceria entre os encarregados de educação e professores tem o poder de salvaguardar uma educação com qualidade e promover o sucesso escolar, nomeadamente quando a família se interessa e envolve no mundo educativo. A intervenção do assistente social, surge aliado às suas capacidades e funções, acompanhando os alunos e as suas famílias em situações de risco social, que num processo colaborativo, há a construção de respostas e soluções para atenuar as problemáticas encontradas.The family environment is the first and most important place for the structuring and development of the personality, so when there is a change in this environment, such as the child’s entry into school life, there is an opening up of the family to an outside system. The relationship between the school and the family is the main key to students’ success at school, but when they are not adequately involved in their children’s education, this leads to demotivation and failure, which is where the social worker responsibilities come and may assume, to re-establish family and school relationships. The target population of this research is 3rd and 4th grade classes, teachers and social workers from some schools in the municipality of Figueira da Foz. It is characterized as a mixed methodology, combining questionnaire surveys, semi-structured interviews, content analysis and direct observation. The general aim is to understand the impact that the school-family relationship has on the success or failure of students at school and how the social worker can help with any difficulties that arise. It was found that the partnership between parents and teachers has the power to safeguard quality education and promote school success, particularly when the family is interested and involved in the educational world. The social worker’s intervention comes about, allied to their families in situation of social risk, which in a collaborative process, there is the construction of answers and solution to alleviate the problems encountered.porSucesso EscolarFamíliaEscolaParceriaServiço SocialA Relação Escola-Família no Sucesso Escolar do Aluno: Responsabilidades do Assistente Socialmaster thesis