Stenzel, PauloSantos, Pamella Cristina Silva Ferreira dos2025-09-042025-09-042025-07-25http://hdl.handle.net/10400.26/58555Este estudo investiga como a personalização influencia a fidelização de clientes no e-commerce, com base em teorias de marketing relacional e comportamento do consumidor. A partir de uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, que inclui inquérito com consumidores, analisando a percepção dos mesmos, os tipos de personalização (básica e avançada) e os principais desafios enfrentados pelas empresas. Apesar da popularização da personalização como estratégia digital, há uma lacuna sobre sua efetividade direta na retenção de clientes. O objetivo é compreender em que medida a personalização contribui para a construção de relações duradouras entre consumidores e marcas, com a proposta de um modelo de análise adaptável a diferentes segmentos do comércio onlineporComportamento do consumidorAnálise de dados em e-commercePersonalização no e-commerceA influência da personalização na fidelização de clientes no e-commerce de modamaster thesis203994310