Amaral, IrinaCascais, Romeu2015-02-052015-02-052012http://hdl.handle.net/10400.26/7712A presente dissertação referente ao “marketing de luxo – estudo de caso múltiplo do sector de alfaiataria de luxo portuguesa”, tem como principal objetivo perceber as boas práticas utilizadas nesta área de atividade. A problemática da presente investigação reside na tentativa de obtenção de respostas para justificar os fatores críticos de sucesso inerentes à constituição de produtos/serviços de luxo, para tal, estruturou-se a dissertação em duas partes. Na primeira parte realizou-se a revisão da literatura relevante para o estudo de caso, culminando no modelo conceptual focado na gestão de marcas de moda de luxo e no comportamento de consumo de luxo. Na segunda parte o modelo conceptual é verificado empiricamente, através de um estudo de caso múltiplo realizado a três alfaiates portugueses. Da análise dos resultados obtidos através do cruzamento do modelo conceptual com a realidade empírica conclui-se:  Valorização da variável relacionada com a integridade do produto para a constituição de marcas de moda de luxo.  Existem indícios de uma relação entre o preço do serviço e a componente experiencial. Quanto mais elevado é o preço do serviço, maior é a relevância dada à componente experiencial.  A comunicação de marketing apresenta um carácter espontâneo e com pouca ponderação. Considera-se que o modelo conceptual apresentado poderá servir de ponto de partida para a realização de estudos futuros, no sector da alfaiataria recorrendo a abordagens qualitativas.porMarketing de luxoGestão de marcaComportamento do consumoMarketing experiencialMarketing de LuxoEstudo de caso múltiplo do sector de alfaiataria de luxo portuguesamaster thesis