Alves, Célia Maria Vaz2012-06-162012-06-162010http://hdl.handle.net/10400.26/2255O ensino da Língua Portuguesa continua a estar na ordem do dia, com níveis elevados de insucesso por parte dos alunos, tanto na avaliação interna das escolas, como nos exames, e reflectidos também nos estudos internacionais, situação que nos motivou a aprofundar o quadro teórico sobre as estratégias de aprendizagem da língua materna. Perante a nossa realidade profissional, elaborámos este estudo, de natureza qualitativa, que pretende constatar as causas e/ou motivos do insucesso escolar em Língua Portuguesa e desenvolver um Projecto de Intervenção para minimizar as dificuldades de cinco alunos do 4.º ano. Inicialmente, recolhemos informação de documentos, elaborámos os documentos para a recolha dos dados e planificámos as actividades a desenvolver durante o Projecto de Intervenção. Posteriormente, aplicámos inquéritos, realizámos entrevistas e uma observação. No final do ano lectivo, realizámos inquéritos aos alunos e uma observação com a finalidade de compreender o impacto que teve este projecto e se as estratégias foram as mais adequadas para os levar ao sucesso escolar.porAprendizagem da língua portuguesaInsucesso escolarEstratégia da aprendizagemO insucesso escolar em língua portuguesamaster thesis