Andrade, AlexandreTracana, Marta2021-04-012021-04-012021-01-25http://hdl.handle.net/10400.26/36101No enquadramento teórico, o trabalho focaliza-se na aproximação entre o Ensino Regular Genérico [ERG] e o Ensino Artístico Especializado da Música [EAE], partindo de questões que, frequentemente, se colocam, hoje em dia, relacionadas com fatores estruturantes do ensino da música, tais como os modelos pedagógicos que se implementam e a forma de flexibilizar as aprendizagens dos alunos consoante as suas aptidões, procurando prepará-los para a cidadania e na área da música. Visa apresentar os pontos fulcrais na implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular [PAFC], no ensino básico do EAE, nomeadamente, na disciplina de Formação Musical e questionar a flexibilidade do currículo nesta tipologia de ensino, refletindo sobre as vertentes do PAFC associadas a este ramo de ensino e sobre a sua importância face à realidade educativa atual. Assente no estudo realizado aquando da Prática de Ensino Supervisionada [PES], a presente investigação-ação vem provar a existência de flexibilidade no currículo de Formação Musical nas ações estratégicas implementadas, nomeadamente no que diz respeito às adequações pedagógicas e didáticas, através de abordagens multinível, pela construção de aprendizagens significativas em sala de aula, pela adoção de processos de inovação pedagógica herdados desde os anos 70 e que se encontram associados ao perfil de autonomia que o centro de estagio beneficia como escola com paralelismo pedagógico.porEnsino Artístico Especializado da Música [EAE]Formação Musical [FM]Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular [PAFC]Flexibilidade Curricular no Ensino Artístico Especializado da Música: inovação pedagógica ou tradição educativa? O caso da Formação Musicalmaster thesis202690652