Bandeira, SílviaAzevedo, Beatriz de Sá2024-11-042024-11-042024-10-28http://hdl.handle.net/10400.26/52703Com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, o mundo digital tornou-se num espaço cada vez mais relevante para os indivíduos, permitindo que estes construam a sua imagem e se destaquem nas áreas em que atuam. Nesse contexto, dois temas ganham destaque: Marca Pessoal e Influenciadores Digitais. A presente investigação tem como principal objetivo compreender o papel dos elementos-chave da construção e gestão da Marca Pessoa. É de ressalvar que foi tida em consideração a perceção dos influenciadores digitais em relação ao tema abordado, mais concretamente, de acordo com a tipologia de influenciador (macro e micro). Assim sendo, o estudo adotou uma metodologia qualitativa, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas a criadores de conteúdo digital, por forma a ser compreendida a perceção e as práticas dos mesmos relativamente ao processo de construção e gestão da sua marca pessoa. A investigação permitiu compreender se os elementos-chave descritos na literatura – autenticidade, conexão emocional e consistência – são, efetivamente, percecionados pelos protagonistas como fundamental. Para além disso, foi dada a oportunidade aos influenciadores digitais de expressarem abertamente a sua opinião em relação ao assunto, o que resultou em elementos adicionais aos mencionados na literatura – relatability e humanização de conteúdo. Por fim, também foi possível perceber de que forma as diferentes plataformas digitais apresentam impacto face ao processo de construção e gestão de uma marca pessoa.porMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisMarca pessoalAutenticidadeConsistênciaConexão emocionalO papel dos elementos-chave na construção e gestão da marca pessoa: um estudo sobre a perceção dos influenciadores digitaismaster thesis203716493