Pinho, Pedro Miguel Costa Alves de2021-05-192021-05-192013http://hdl.handle.net/10400.26/36536O aparecimento de redes sociais na internet, construídas em torno da troca livre de informação, veio mudar a forma como as organizações comunicam com o público, e como exercem a função de Relações Públicas (RP). As Organizações Militares possuem agora um meio privilegiado para informar a sociedade sobre as suas atividades, mas a colocação de informação na internet de forma aberta acarreta também riscos de segurança. Este artigo pretende avaliar qual o papel que estas novas tecnologias de comunicação podem ter na estratégia de RP da Força Aérea Portuguesa (FAP). Para o fazer, foi comparada a estratégia de RP da FAP com um modelo de estratégia de RP de uma Organização Militar na Web 2.0, construído por nós. Apontámos a existência de lacunas nos campos da doutrina, treino, educação e coordenação, mas verificámos uma boa recetividade às novas tecnologias de comunicação por parte da liderança da FAP, e um bom conhecimento sobre as suas potencialidades e riscos. Finalmente, concluímos que as aplicações Web 2.0 têm elevado potencial para ser integradas na estratégia de RP da FAP, pois permitem alavancar a imagem positiva que esta possui junto da opinião pública, e efetuar uma comunicação mais eficaz.porRelações públicasWeb 2.0Redes sociaisForça Aérea PortuguesaCloud computing e redes sociais.Cloud computing and social networksjournal article