Porto, Susana2012-04-112012-04-112010http://hdl.handle.net/10400.26/2070Apesar de teóricos e pedagogos defenderem a introdução de distintas tipologias musicais na educação da criança, a música erudita contemporânea raramente é trabalhada. Além da complexa estrutura musical que dificulta o trabalho de análise, as razões apontam também para a inerente dissonância que a torna inapreciável ao ouvido comum, a estranheza face às sonoridades que não são familiares e a sua difícil acessibilidade. Perante este problema, e de acordo com os dados obtidos numa primeira fase de uma investigação-acção sobre formas comunicativas e perceptivas da criança em relação à estética musical contemporânea, pretendese abordar a relação entre a arte e o indivíduo e a resposta estética em termos de entendimento e de aceitação, isto é, a relação simbólica inerente ao acto da percepção musical.porestética musicalresposta estéticapercepção e comunicaçãomúsica contemporâneaeducação da criançaarte musicalA música erudita contemporânea na educação musical da criançaChild's music education and the contemporary classical musicconference object