Oliveira, MarceloCastro, Lívia Maria Velloso de Oliveira2022-01-172022-01-172021-11-29http://hdl.handle.net/10400.26/38884Explorar a trajetória profissional de mulheres em posição de liderança e a forma como exercem as suas funções profissionais no setor hoteleiro, suas habilidades e desafios, foi o objetivo do presente trabalho, com foco em líderes femininas de importantes hotéis (de três a cinco estrelas) das cidades de Lisboa, Portugal, e do Rio de Janeiro, Brasil. O presente estudo foi desenvolvido a partir de cinco entrevistas com renomadas executivas da indústria hoteleira em Portugal e no Brasil, que narraram, cada uma, a sua trajetória profissional até assumirem postos de liderança nos hotéis. Pela análise desse conjunto de informações, chegamos à conclusão de que foi fundamental para essas líderes inciarem as suas carreiras nas funções mais básicas de um hotel até atingirem posições executivas de maior relevância. Excelentes habilidades pessoais (tais como versatilidade, empatia, visão do detalhe, inteligência emocional, capacidade multi-tarefas, entre outras), aliadas à competência, intuição, experiência profissional, dedicação e estilo de liderança, foram elementos destacados como características fundamentais para o sucesso de uma líder feminina na hotelaria, tanto em Portugal como no Brasil.Exploring the professional trajectory of women in leadership positions and the way they perform their professional functions in the hotel sector, their skills and challenges, was the goal of this work, focusing on female leaders from important hotels (from three to five stars) in the cities of Lisbon, Portugal, and Rio de Janeiro, Brazil. The present study was based on five interviews with renowned executives from the hotel industry in Portugal and Brazil, who narrated their professional trajectory, from their first days in the business until occupying leadership positions in the hotels. By analyzing this information, we concluded that it was essential for these leaders to start their careers performing the most basic tasks in a hotel, until reaching executive positions of greater relevance. Excellent personal skills (such as versatility, empathy, attention to detail, emotional intelligence, multi-tasking capacity and others), combined with competence, intuition, professional experience, dedication and leadership style were highlighted as fundamental characteristics for the success of women leaders in the hotel industry, both in Portugal and Brazil.porLiderançaGéneroTurismoHotelariaGestão hoteleiraA Liderança Feminina na Hotelaria em Lisboa e no Rio de Janeiro: a perspectiva das Líderesmaster thesis202885984