Marôpo, Lidia2016-03-072016-03-072011978-989-97244-1-9http://hdl.handle.net/10400.26/11855Este artigo apresenta o estado da arte e a proposta metodológica (que inclui entrevistas e grupos focais com crianças e jovens de idades e meios socioeconómicos diversos) de uma investigação-acção em estágio inicial. Nossa proposta é debater sobre os chamados direitos de participação e suas implicações para a relação entre as crianças e os media noticiosos. A partir do ponto de vista de crianças e jovens, queremos reflectir sobre o que estes actores sociais deveriam esperar dos media noticiosos; sobre o seu direito a serem ouvidas, à liberdade de expressão e a contribuir para as decisões que as afectam directamente, inclusive no jornalismo. Pretendemos ainda elaborar uma metodologia de monitorização dos media noticiosos com a participação das próprias crianças como avaliadores das notícias sobre temas que lhes dizem respeito, promovendo o consumo crítico dos media por meio da formação para o questionamento de posições editoriais que não promovam ou que desrespeitem os seus direitos.porJornalismo e direitos das criançasDireito à participaçãoLiteracia mediáticaJornalismo e direitos infantisa voz de crianças e jovens na produção, recepção e monitorização do discurso noticiosoconference object