Mendes, ElisabeteCaliman, GeraldoSilva, Rita Martins da2025-03-192025-03-192025-02-21http://hdl.handle.net/10400.26/57338A sociedade contemporânea enfrenta desafios significativos relacionados às atitudes, comportamentos e ações dos adolescentes, que frequentemente resultam em situações de vulnerabilidade emocional e social. Esse fenômeno, caracterizado por questões complexas de saúde mental, tem se tornado uma preocupação crescente, impactando profundamente o desenvolvimento, a aprendizagem e a qualidade de vida dos jovens no ensino básico (Santos; Gondim, 2021). Diante desse cenário, a presente pesquisa se propõe a investigar as perceções dos estudantes do Ensino Básico de Escolas Públicas em Jijoca de Jericoacoara, no Brasil, sobre saúde mental na adolescência. O estudo também busca comparar essas perceções com as das suas famílias e professores, que convivem diretamente com esses jovens, visando identificar pontos de convergência e divergência que possam contribuir para uma compreensão mais integrada do fenômeno da saúde mental nos adolescentes. A metodologia utilizada nesta investigação foi mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas para oferecer uma visão ampla do fenómeno em estudo. Para a recolha de dados, foi aplicado um roteiro de perguntas que incluiu perguntas fechadas para recolher dados quantitativos sobre a saúde mental dos adolescentes, além de perguntas abertas que permitiram uma análise qualitativa das perceções dos participantes. Os participantes incluíram estudantes do ensino básico de escolas públicas, suas famílias e professores, totalizando um grupo diversificado que ofereceu uma multiplicidade de perspetivas sobre o tema. A seleção dos participantes foi realizada por meio de amostragem intencional, garantindo a representatividade de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Os resultados mostraram que os estudantes veem a saúde mental como um aspecto importante, embora ainda rodeado de estigmas e falta de compreensão. Famílias e professores reconheceram a relevância do tema, mas relataram dificuldades em oferecer o suporte adequado aos adolescentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de mais diálogo e apoio especializado nas escolas, além de estratégias educativas que envolvam toda a comunidade escolar para promover um ambiente mais acolhedor e informativo.Contemporary society faces significant challenges related to the attitudes, behaviors, and actions of adolescents, often resulting in emotional and social vulnerability. This phenomenon, characterized by complex mental health issues, has become an increasing concern, deeply affecting the development, learning, and quality of life of young people in basic education (Santos; Gondim, 2021). In light of this, the present research aims to investigate the perceptions of Basic Education students in public schools in Jijoca de Jericoacoara regarding mental health during adolescence. The study also seeks to compare these perceptions with the views of their families and teachers who interact directly with these young people, aiming to identify points of convergence and divergence that may contribute to a broader and more integrated understanding of the phenomenon of mental health among adolescents. The methodology used in this investigation was mixed, combining quantitative and qualitative approaches to provide a comprehensive view of the phenomenon under study. A structured questionnaire was used to collect data, including closed-ended questions to gather quantitative data on the mental health of adolescents, and open-ended questions that allowed for a qualitative analysis of participants' perceptions. Participants included basic education students from public schools, their families, and teachers, forming a diverse group that provided a multiplicity of perspectives on the topic. Participants were selected through purposive sampling, ensuring representation from different socioeconomic and cultural contexts. The results showed that students view mental health as an important issue, although still surrounded by stigma and a lack of understanding. Families and teachers recognized the relevance of the issue but reported difficulties in providing adequate support to adolescents. The research highlighted the need for more dialogue and specialized support in schools, as well as educational strategies that involve the entire school community to promote a more welcoming and informative environment regarding mental health.porSaúde mentalAdolescênciaEstudantesFamíliasProfessoresMental healthAdolescenceStudentsFamiliesTeachersPerceções sobre saúde mental na adolescência: estudo com adolescentes de 13 a 17 anos do Ensino Básico de Escolas Públicas de Jijoca de Jericoacoara, Brasilmaster thesis203922093