Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaSilva, Marta Filipa Ferreira da2016-03-312016-03-312015http://hdl.handle.net/10400.26/12785Conscientes de que a comunicação é um domínio fundamental na vida de qualquer ser humano, têm-se como objetivo levar a cabo um projeto de estudo de caso: Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação – estudo de caso. Este projeto foi aplicado a um sujeito com Paralisia Cerebral que apresentava comprometimento ao nível comunicação verbal, da leitura e da escrita. Na esfera deste estudo procurou-se delinear um plano de intervenção - ação baseado no desenvolvimento de sessões que contribuíssem para aperfeiçoar a comunicação expressiva do sujeito, no seu dia-a-dia. Cada uma destas sessões teve duração entre 2/3h, nas quais se pretendeu trabalhar com o sujeito competências no âmbito da utilização de um Sistema Aumentativo Alternativo de Comunicação, nomeadamente, com o sistema SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação). Com a implementação deste projeto, verificámos que a utilização do sistema SPC pode contribuir para o desenvolvimento de competências comunicativas, promovendo uma interação social mais efetiva e facilitadora. Os resultados atingidos com esta intervenção são positivos mas hipotetizamos que haverá maior impacto e resultados a longo prazo, caso esta intervenção se forem continuados. A continuação crê-se favorável a que o sujeito possa aprimorar competências funcionais, bem como, ampliar a frequência e qualidade das interações comunicativas.porEducação EspecialParalisia CerebralProblemas de ComunicaçãoComunicação AumentativaCrianças DeficientesPromoção da comunicação expressiva, recorrendo a um sistema aumentativo e alternativo de comunicaçãoestudo de casomaster thesis201335093