Boita, João2018-02-222018-02-222017http://hdl.handle.net/10400.26/21435A recente participação da Força Aérea (FA) em cenários com ameaça real incita a que se reflita sobre a capacidade de autoproteção atual das aeronaves e na forma como são preparadas as tripulações e as plataformas. Os sistemas de Guerra Eletrónica (GE), como parte integrante da autoproteção, assumem um papel preponderante no domínio do Espectro Eletromagnético (EEM), o qual é explorado pelas ameaças Radio Frequência (RF) e Eletro-óticos (EO). A confiança das tripulações nos sistemas GE e a forma como são explorados são fatores chave, que, por isso, urgem estudar. O presente Trabalho de Investigação Individual (TII) debruçou-se sobre a perceção dos pilotos nos sistemas de GE, que equipam o Sistema de Armas (SA) F-16MLU, e sobre o impacto que a exploração atual dos mesmos, tem na sua confiança para operar em cenários com ameaça real. Assim, recorreu-se a uma estratégia quantitativa, através de um raciocínio hipotético-dedutivo, tendo a recolha de dados sido realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos demonstraram que a confiança dos pilotos na autoproteção está associada à sua perceção sobre o grau de proteção conferido pelos sistemas de GE na aeronave, contra as ameaças atuais e ao processo de exploração dos mesmos. Abstract: The recent involvement of the Portuguese Air Force (PTAF) in real threat scenarios calls for a reflection on the current PTAF aircraft’s self-protection capability and how aircrews and platforms are prepared. Electronic Warfare (EW) systems as being part of self-protection suite, have a major role on the Electromagnetic Spectrum domain, that is exploited by RF and EO threats. The aircrew’s confidence on EW systems and the way these systems are exploited are key factors with a special interest to be studied so that were used as guidelines for this investigation work. This investigation was centered on the pilot’s perception on the F-16MLU EW systems and about the impact created by the way EW systems are currently exploited on the pilot’s confidence to operate at real threat scenarios. For this, a quantitative strategy was taken thru an hypothetic-deductive logic and the data collection was performed using semi-structured interviews. The results achieved showed that pilot’s confidence is associated to their perception about EW systems protection level against current threats and to EW systems exploitation process.porAutoproteçãoGuerra EletrónicaExploração de sistemas de GETreinoQualificaçãoTripulaçõesRadiofrequênciaEletro-óticosForça AéreaAirborne Self ProtectionElectronic WarfareEW systems exploitationTrainingAircrewsQualificationRadiofrequencyElectroopticalAir ForceA autoproteção das aeronaves da Força Aérea e qualificação das tripulaçõesother