Morais, João Daniel GomesAlmeida, Joana Marques de2022-01-242022-01-242021http://hdl.handle.net/10400.26/38963A crescente consciencialização do consumidor sobre a sustentabilidade trouxe um novo olhar para o consumo, provocando uma mudança no contexto atual do mercado da moda. Em oposição ao consumo de fast fashion, os consumidores consideram agora a sustentabilidade como um fator muito importante aquando da compra de artigos de moda, dando enfâse a movimentos como a slow fashion. Mas como criar uma marca de roupa que vai de encontro a estas alterações de contexto? A presente dissertação foca-se na conceção de uma marca com inspiração no vestuário tradicional mirandês que aplica práticas sustentáveis. Este estudo tem como objetivo específico a caracterização da indústria da moda, em particular o conceito de moda, a fast fashion e a slow fashion, e a caracterização do marketing, nomeadamente as diferentes abordagens aplicadas a essas práticas e a análise das marcas que aplicam práticas sustentáveis e dos seus consumidores. Para responder a este problema, procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamentação dos temas e caracterização das mudanças contextuais que ocorrem no mercado da moda e ao levantamento de dados primários, através da realização de um questionário a 11 marcas de produção nacional e com práticas sustentáveis, e secundários, através de um método qualitativo e descritivo. Os resultados confirmam que as práticas sustentáveis mais mencionadas pelas marcas estudadas são a preocupação com a sustentabilidade dos materiais e a durabilidade/intemporalidade das peças, bem como as suas práticas sustentáveis representam um benefício para o consumidor e atuam como uma motivação à aquisição de produtos.porPráticas sustentáveisVestuário mirandêsFast fashionSlow fashionMudança no consumoDa fast fashion à sustentabilidade na moda: um projeto de conceção da marca Maimaster thesis202896315