Gonçalves, Ana CristinaSantana, Virgínia2019-10-092019-10-092019-06-04http://hdl.handle.net/10400.26/29896O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório foi realizado com um grupo de 17 crianças de Educação Pré-Escolar do Colégio Parque dos Sorrisos, na estação dos Foros de Amora, e teve a duração de três meses. O objetivo do mesmo é saber se as aprendizagens matemáticas são mais eficazes com o apoio dos materiais manipuláveis estruturados. O processo de investigação foi sustentado numa metodologia qualitativa com abordagem interpretativa, baseando-se em 32 questionários realizados a vários educadores de diferentes instituições. Os resultados obtidos evidenciam a importância que os educadores dão aos materiais manipuláveis estruturados na aprendizagem das crianças para a área da matemática na Educação Pré- EscolarporMatemática na educação pré-escolarJogoMateriais manipulativos estruturadosA importância dos materiais manipuláveis estruturados na área da matemática na perspetiva do educador de infânciamaster thesis202286894