Gomes, SandraCampos, Mafalda Lucas Roncon da Costa2023-04-192023-04-192023-02-24http://hdl.handle.net/10400.26/44586Objetivos: Este estudo teve por base a compreensão do comportamento do consumidor face à influência dos atributos presentes, na intenção de compra, de um vinho. Metodologia: A recolha de dados teve por base a realização de um inquérito online, com a finalidade de testar as hipóteses do estudo delineado, permitindo compreender os atributos relevantes que influenciam no processo de escolha e compra de um vinho. A investigação contou com uma amostra válida de 369 inquiridos. Resultados e principais conclusões: O presente estudo levou a concluir que existem dois grupos de consumidores, os experientes e os não experientes, com diferenças entres eles no que concerne às preferências dos atributos nos hábitos de consumo e de compra de vinho. Denotou-se a presença de diferenças de género entre estes dois grupos, ressaltando o sexo feminino como aquele que valoriza mais atributos ao invés do sexo masculino. Numa abordagem geral o consumidor português de vinhos tem preferência pelo vinho tinto e pelo vinho branco. A frequência de compra de garrafas por mês varia entre 1 a 3 garrafas. A maior parte compra vinhos em supermercados, diretamente aos produtores e em feiras de vinhos, consumindo, preferencialmente, com a amigos e/ou familiares e em ocasiões especiais. No que concerne ao local de consumo a maior parte dá preferência ao consumo de vinho em casa, nos restaurantes e em festas e celebrações. Limitações: Apresenta-se uma limitação no estudo, no que concerne à amostra, sendo esta constituída por inquiridos, que não se consideram especialistas neste setor, o que pode enviesar os resultados.porVinhoComportamento do consumidorConsumidores experientesConsumidores não experientesRótuloMarcaDenominação de origemPreçoOs atributos do vinho que influenciam na intenção de compramaster thesis203268407