Silva, AgostinhoMatos Magalhães, João Pedro Maranha2023-03-142023-03-142023-02-082023-01-10http://hdl.handle.net/10400.26/44114O setor do calçado em Portugal tem desde 2017 vindo a perder dinamismo e apresentado resultados abaixo dos esperados em vendas e valores. É um setor de extrema importância para a economia portuguesa, que no passado alcançou valores bastante positivos, no entanto, atualmente, não está a conseguir adaptar-se às novas tendências de mercado. Os novos paradigmas económicos e sociais passam por uma abordagem cocriativa e coprodutiva, que podem ser explicadas através da disciplina emergente Service Science. É necessário desenvolver um modelo de produção colaborativo que passa pela aposta em tecnologias disruptivas que têm por base a indústria 4.0. Face ao exposto e tendo conta estas novas dinâmicas de mercado, a presente dissertação tem como pergunta de partida: “Pode a produção colaborativa reverter a atual tendência de decréscimo do setor do calçado em Portugal?”. Procurou-se responder a esta questão utilizando uma metodologia qualitativa, explorando casos práticos em que as hipóteses colocadas passam pela utilização de tecnologias como Realidade Aumentada, o 3D printing, o Fabrico Aditivo, que resultaram em novas experiências para o consumidor (Customer Experience), contribuindo para desenvolver uma abordagem de coprodução e cocriativa. As tês hipóteses apresentadas foram aceites permitindo aferir a viabilidade na aposta destas tecnologias como novas formas de produção que resultam na colaboração e que se revelam profícuas para as empresas que as adotaram promovendo a criação de valor.porColaboraçãococriação de valorService ScienceIndústria 4.0setor do calçado portuguêscalçadomarcaempresasCaminhos para uma Produção Colaborativa: O Setor do Calçado em Portugalmaster thesis203248554