Machado, RicardoAbú, Dalila Taibo2018-03-062018-03-062018http://hdl.handle.net/10400.26/21853O presente relatório insere-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo de dois semestres, assim como analisar a evolução dos alunos perante a temática abordada. A matemática é uma área curricular que tem um papel muito importante no dia-a-dia dos alunos. No 1.º ciclo do ensino básico os alunos aprendem a desenvolver a capacidade de pensar sobre os números, a desenvolver estratégias e a resolver problemas em sala de aula. Assim sendo, numa turma de 2.º ano de escolaridade, o conceito do número racional não negativo, numa perspetiva de resolução de problemas, assumiu-se como objetivo principal, o foco deste trabalho. O recurso à utilização de materiais manipuláveis estruturados assume-se como facilitador na apropriação dos conhecimentos matemáticos e no desenvolvimento de capacidades e competências, tais como a capacidade de abstração, de pensamento crítico, do raciocínio matemático e de estratégias de resolução de problemas, promovendo a comunicação ativa e a vontade de aprender matemática. Nesta investigação desenvolvemos um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes deste estudo foram uma turma do 2.º ano de escolaridade e a professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram: a observação, as conversas informais, o diário de bordo, os protocolos de alunos e a recolha documental. Os resultados ilustram como foram realizadas as aulas de matemática, abordando os números racionais não negativos, utilizando como recurso didático, os materiais manipuláveis, neste caso as barras de Cuisenaire, comprovando a existência de uma mudança quanto às aprendizagens, por parte dos alunosThis report is part of the pre-service training practice of the Master in Preschool and Primary Education. It intends to reflect on the practice developed over two semesters, as well as to analyze the evolution of the students. Mathematics plays a very important role in the students' daily live. In the primary education students learn to develop the ability to think about numbers, develop strategies and solve problems in the classroom. Thus, the focus of this work is related with the concept of the non-negative rational number in a perspective of problem solving develops in a 2nd grade class. The use of structured manipulative materials assumes a facilitator in the appropriation of mathematical knowledge and in the development of abilities and competencies, such as abstraction, critical thinking, mathematical reasoning and problem solving strategies, promoting active communication and the will to learn mathematics. In this research we develop an action-research design of the interpretative paradigm. The participants of this study were 2nd graders (7/8 years old) and the teacher/researcher. Data were collected through observation, informal conversations, researcher’s diary, student protocols and documents. The results illustrate how mathematical classes were carried out, approaching the non-negative rational numbers, using as a didactic resource, the manipulative materials, in this case the Cuisenaire bars, proving the existence of a change in the students' learning.por1.º ciclo do ensino básicoMatemáticaNúmeros racionais não negativosresolução de problemasmateriais manipuláveisPrimary educationMathematicsNon-negative rational numbersproblem solvingmanipulative materials.Aprender e a jogar, que estratégias vou usar? Os números racionais não negativos numa turma de 2,º ano de escolaridademaster thesis201871190