Vilaça, AbílioCarvalho, Sérgio2021-05-142021-05-052020-12-11http://hdl.handle.net/10400.26/36500Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração do Balanced Scorecard da empresa Amorim Gerações, Lda. Esta empresa faz compra e venda de um grande leque de produtos da área têxtil, classificada como sendo um agente de comércio a grosso de produtos têxteis. A Amorim Gerações foi escolhida porque é uma empresa próxima que tenho vindo a debruçar o meu trajeto profissional nos últimos anos. A Amorim Gerações tem dificuldade na obtenção de dados sólidos para medir e avaliar o seu caminho, tanto a nível da gestão estratégica como no controlo de gestão. Nesse sentido, foi escolhido o Balanced Scorecard que se debruça de forma integrada na missão, na estratégia e na operacionalidade da empresa. Para executar este trabalho foi efetuado uma revisão da literatura sobre o Balanced Scorecard e os conceitos intrínsecos ao tema. Através de entrevistas informais aos sócios e colaboradores foi possível reunir informações fundamentais para fazer uma análise do meio evolvente e uma análise interna; e, por fim, procedeu-se à identificação dos fatores críticos de sucesso e dos indicadores-chave de desempenho. Esta empresa não tem nenhum plano estratégico devidamente formalizado, nesse sentido foi necessário proceder à formalização da direção estratégica da mesma e de seguida foi possível elaborar com sucesso o Balanced Scorecard. Este trabalho concluiu que a implementação Balanced Scorecard permitirá avaliar eficientemente o negócio ao longo do tempo e ser uma poderosa ferramenta para pautar os planos futuros, podendo a empresa ganhar um diferencial competitivo no setor.porBalanced Scorecard; estratégia; PME; gestãoElaboração do Balanced Scorecard na Empresa Amorim Gerações, Lda.master thesis202723747