Xavier, Lola Geraldes, 1973-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Morgado, José MarquesSoares, Sandra Isabel Marques Maia2020-01-312020-01-312019http://hdl.handle.net/10400.26/31158O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º CEB, pertencentes ao Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Descreve-se, aqui, o percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português. Deste modo, este documento encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira parte, apresenta-se a componente investigativa que abordará o domínio “Gramática”, analisando as Metas curriculares nos manuais adotados nos estágios nas turmas dos 3.º e 5.º anos. Na segunda parte, é contemplado o estágio efetuado em 1.º CEB sendo abordadas as caraterizações da instituição e respetiva turma, experiências-chave vivenciadas, fundamentação pedagógica das aulas lecionadas e reflexão de todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Português e História Geografia de Portugal. À semelhança da segunda parte, aqui serão abordados os elementos referentes a este estágio. Por fim, apresentam-se as considerações finais que pretendem refletir o percurso pessoal e profissional realizado durante a Prática Educativa.porPrática EducativaEstágioPortuguêsGramáticaPrática educativa: reflexão sobre duas realidades distintasmaster thesis202381102