Moreira, Luís Filipe CunhaLouraço, Daniela Gonçalves Estevão2017-07-032017-07-032016-06http://hdl.handle.net/10400.26/18599O design editorial, apesar de ser uma das especialidades do design gráfico com mais popularidade e mais trabalhos integrados na sociedade, como é o caso dos jornais, revistas e livros, muitas vezes é negligenciado pelo leitor que distribui parcialmente ou totalmente a sua atenção no conteúdo escrito, colocando de parte aspetos como formatação de texto, cores, imagens, e a própria paginação, aspetos integrantes e determinantes numa comunicação visual de excelência. Este trabalho pretende demonstrar a importância do design editorial na comunicação, sobretudo tendo em conta a tese de McLuhan, que afirma que um meio por si só é a mensagem. Já relativamente ao conteúdo dos meios, a tese de Meyrowitz explica os fenómenos que podem ou não influenciar a dinâmica e a correta exposição da mensagem. Com base em ambos os autores, o design editorial será encarado ao longo destas páginas como um meio de transmitir uma mensagem, meio este indispensável como incentivo para a compreensão correta e leitura confortável da mensagem. Tendo em conta este estudo, é criada uma nova versão da revista interna da Sumol+Compal. As revistas internas representam um setor das edições periódicos muitas vezes negligenciado em termos editoriais, mas que a este muito deve. Sem uma edição cuidada, estas publicações não passam de um custo acrescido à empresa, sem o valor comunicacional que lhes é devido. Este projeto tem como finalidade criar uma versão impressa e digital que corresponda à finalidade deste tipo de publicações: comunicar, estimular, e interagir com o seu público-alvo.porDesign editorialComunicação visualMcLuhanMeyrowitzMeioMensagemDesign de informaçãoPublicações internasSumol+CompalO design editorial como agente transformador da comunicaçãomaster thesis201824841