Gomes, SandraNeto, Catarina Martins Ribeiro Pacheco2017-12-112017-12-112017-09-18http://hdl.handle.net/10400.26/19657O propósito deste estudo surgiu da crescente consciência e necessidade das empresas em beneficiar dos recursos e potencialidades dos stakeholders externos à mesma (Davila, Oyon, Parmigiani, & Schnegg, 2015). A comunidade, de entre os intervenientes do ambiente externo, é o objeto de estudo desta investigação. Pretende-se, por meio da cocriação, melhorar a imagem da marca DouroAzul, capacitando-a de contornos mais em linha com a comunidade envolvente, através da sua integração na criação de novas experiências turísticas do Grupo Mystic Invest. Para tal, investigou-se sobre a temática da cocriação e dos elementos adjacentes a ela, nomeadamente, das mudanças de paradigma que direcionam para uma gestão colaborativa e aberta e de mudanças na imagem e experiência de marca após a implementação de processos de cocriação. Observou-se, através de inquéritos realizados às populações das cidades envolventes à DouroAzul, um relativo interesse e recetividade à integração em desafios de cocriação, justificando a validade e pertinência da implementação desta realidade na DouroAzul. Este estudo apresenta um projeto de implementação de uma iniciativa de cocriação para a DouroAzul, detendo valiosos dados que permitem a sua funcional e eficaz aplicação e gestão.porMarketingMarketing digitalMarcaA melhoria da imagem da Douro Azul por meio da cocriação com a comunidade envolventemaster thesis201769859