Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Mendes, Ana Filipa Quintas2020-01-302020-01-302019http://hdl.handle.net/10400.26/31127Neste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção.porEstereótipos de GéneroSuper Heróis / HeroínasDesenhos AnimadosEnsino Básico 1º CicloSuper-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEBmaster thesis202382630