Pestana, NicolayAbreu, LaraBettencourt, MeríciaPestana, C. B.Pimenta, Noélia2023-10-312023-10-312023-06-30Pestana, N., Abreu, L., Bettencourt, M., Pestana, C., & Gomes, N. (2023). O suporte básico de vida nas escola do 1.º ciclo lançando uma semente, traçando um futuro: Projeto de intervenção. JIM - Jornal De Investigação Médica, 4(1), 01–04. https://doi.org/10.29073/jim.v4i1.750http://hdl.handle.net/10400.26/47724Introdução: A paragem cardíaca extra-hospitalar é a terceira principal causa de morte em países industrializados. Em Portugal, em apenas 18,5% das situações são iniciadas manobras de reanimação. Várias entidades defendem a disseminação dos conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), incluindo a sua inclusão nos currículos escolares. Objetivo geral: Promover a literacia em saúde, na área do SBV às crianças dos sete aos onze anos. Material e Métodos: Utilizámos a metodologia de projeto. A população foi constituída por 82 crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Aplicado questionário diagnóstico, replicado no final da intervenção. A intervenção consistiu numa formação com componente teórica e prática. Resultados/Discussão: Da análise das respostas, antes e após a intervenção, destaca-se: questões que abordavam aspetos comuns, como “qual o número a ligar em caso de emergência”, verificou-se pequenas taxas de variação (90% para 100%). Nas questões específicas verificou-se baixas taxas de respostas corretas, que se elevaram após a intervenção, por exemplo “número de compressões a realizar num ciclo de SBV”, passando dos 0% para os 90,8%.Conclusão:Verificou-se variação positiva nas respostas obtidas no questionário final, demonstrando o impacto positivo do projeto na aprendizagem das criançasporReanimação CardiopulmonarCriançasEscolasFormaçãoO suporte básico de vida nas escola do 1.º ciclo lançando uma semente, traçando um futuro: Projeto de intervençãojournal articlehttps://doi.org/10.29073/jim.v4i1.750