Freitas, AraciDo Nascimento Mascarenhas, Suely AparecidaFrança, Ana2023-02-012023-02-012022-12-31Freitas, A., Mascarenhas, S. & Kot-Kotecki, A. (2022).http://hdl.handle.net/10400.26/43523O modelo do ensino tradicional já não é um atrativo para essa nova geração em seu aprendizado, onde tudo é muito dinâmico, a justificativa da utilização dos livros paradidáticos são as várias possibilidades de ensinar ciências para as crianças por este instrumento e a escassa oferta de conhecimentos científicos sobre o tema, tendo como objetivo motivar os estudantes ao aprendizado de forma significativa, a aprender pela compreensão, racionalização e análise dos conteúdos ensinados, neste trabalho utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, em que buscamos obter um resultado que contribuirá para ampliar a oferta de conhecimentos cientificamente sistematizados com os livros paradidáticos pelas metodologias ativas no ensino fundamental I. Para assim despertar cidadãos críticos e autônomos em seus aprendizados.porParadidático; Ensino de Ciência; Metodologias Ativas.METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS LIVROS PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Ijournal article