Gonçalves, Letícia GomesTeixeira, Filomena2023-10-302023-10-302018http://hdl.handle.net/10400.26/47681No âmbito do relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, após a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico sobre a conceção e nascimento dos bebés, em contexto do estágio em Jardim-de-Infância (JI), foi realizado um estudo com as famílias, que teve como objetivos: i) conhecer o seu posicionamento acerca da importância da Educação em Sexualidade (ES) no JI; ii) percecionar a sua preparação para abordar a temática com o/a seu/sua educando/a; iii) saber se conversam com as crianças acerca da Sexualidade e quais os temas que abordam; e iv) perceber a quem é que atribuem a responsabilidade da sua abordagem. Os resultados obtidos através das respostas a questionários e entrevistas às famílias permitiram concluir: i) ser importante que as crianças saibam os nomes dos órgãos sexuais; ii) a grande maioria diz sentir-se preparada para abordar a temática da Sexualidade com o/a educando/a; iii) cerca de ! " refere abordar o assunto, tratando, entre outros, os seguintes temas: fecundação, gestação e nascimento; iv) utilizam a linguagem familiar quando abordam a temática em casa mas consideram que, no JI deveria ser usada a científica; e v) consideram que a responsabilidade da ES deve ser partilhada entre as famílias e a escola. O estudo realizado e o projeto implementado no estágio mostraram que, apesar da ES não ser ainda generalizada no JI, é possível, sendo a maioria das famílias recetivas à sua concretização.porEducação em SexualidadeJardim de InfânciaFamíliasSexuality EducationKindergartenFamiliesAbordagem da educação em sexualidade no Jardim de Infância : a opinião das famíliasjournal article