Clímaco, Maria Isabel NamoradoLarguinho, Maria Manuela CoelhoFerreira, Cristiano Rodrigo Lucas2019-02-182019-02-182018http://hdl.handle.net/10400.26/27872Nos últimos anos e devido à liberalização dos mercados, a ascensão das companhias aéreas de baixo custo determinou mudanças significativas no setor das companhias aéreas e moldou a evolução dos modelos de negócios existentes. As companhias aéreas de baixo custo começaram a oferecer serviços básicos a preços muito reduzidos dando um novo impulso à competitividade do mercado. Consequentemente as companhias aéreas tradicionais tiveram de repensar as suas estratégias para se manterem competitivas e irem ao encontro do desejo dos consumidores. Como as companhias aéreas tradicionais desenvolveram estratégias para se tornarem competitivas nesse novo ambiente, as companhias aéreas de baixo custo voltaram a ter de ser adaptar focando-se em novas formas de melhorar a experiência do passageiro e de atrair novos segmentos de mercado. Como resultado, os preços praticados sofreram alterações sendo cada vez menor as diferenças entre os dois tipos de companhias. E os segmentos de mercado abordados quer pelas transportadoras de baixo custo quer pelas companhias aéreas tradicionais tornaram-se menos óbvios e as características de ambos os modelos de negócios começaram a ser cada vez mais difíceis de distinguir.porLiberalizaçãoTransporte aéreoCompanhias de baixo custoCompanhias aéreas híbridasCompanhias aéreas tradicionaisPreçosConsumidoresRelógio de BowmanElasticidadesO mercado de transporte aéreo: o caso particular das companhias low-costmaster thesis202173224