Artiaga, Maria JoséLeal, Raquel2025-01-072024-07-252024-05-27http://hdl.handle.net/10400.26/53585A educação atual pretende dar liberdade à criança para construir o seu conhecimento e para participar de forma ativa em todos os instantes do seu dia. A educação de infância é confrontada com orientações cada vez mais detalhadas e expressas sobre quais os objetivos e estratégias para conseguirmos possuir salas de atividades inovadoras e que vão ao encontro dos interesses das crianças. Posto isto, com a presente investigação pretendemos saber qual a perceção e a importância que as educadoras de infância atualmente atribuem à área da música, visto que, para além de estar consignada nos diplomas oficiais para a educação pré-escolar, é parte fundamental dos interesses das crianças. O presente Trabalho Final de Mestrado foi realizado e executado na unidade curricular designada por prática de ensino supervisionada. Para a concretização do mesmo, foi realizado um estudo utilizando um paradigma interpretativo de natureza qualitativa. Este tipo de abordagem de pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão e a interpretação dos dados obtidos. Para alcançar esse objetivo, elaborámos entrevistas detalhadas para cinco educadoras de infância e uma professora de música. Relativamente aos resultados, estes demonstram que embora exista reconhecimento pela música, por parte dos educadores de infância, a sua implementação e as práticas diárias evidenciam discrepâncias significativas. É percetível também que a realização de atividades musicais, quando existe um professor especializado na área, leva a que as educadoras se demitam de trabalhar a música nas suas salas. Foi igualmente interessante verificar que, por não haver um professor de música na creche, as educadoras mantêm várias atividades musicais com as crianças. Os resultados, no seu geral, apresentam uma grande distância entre a teoria e a prática, o que evidencia uma mudança urgente neste campo da educação.Current education aims to give children the freedom to build their knowledge and to participate actively in every moment of their day. Early childhood education is faced with increasingly detailed and express guidelines on what the objectives and strategies are to achieve innovative activity rooms that meet children's interests. That said, with this investigation we intend to find out what perception and importance kindergarten teachers currently attribute to the area of music. This Master's Final Work was carried out and executed in the curricular unit designated as supervised teaching practice. To achieve this, a study was carried out using an interpretative paradigm of a qualitative nature. This type of research approach aims to deepen the understanding and interpretation of the data obtained. To achieve this objective, we prepared detailed interviews for five kindergarten teachers and a music teacher. Regarding the results, they demonstrate that although there is recognition for this area by early childhood educators, its implementation and daily practices show significant discrepancies. It is also noticeable that carrying out musical activities, when there is a teacher specialized in the area, leads to educators resigning from working on music in their classrooms. It was equally interesting to see that, as there is no music teacher at the daycare center, the educators carry out various musical activities with the children. The results, in general, show a large gap between theory and practice, which highlights an urgent change in this field of education.pormúsica; educação pré-escolar; currículo; papel do educador.music; preschool education; curriculum; role of the educatorPráticas e perspetivas dos educadores de infância sobre a importância da músicamaster thesis203785185