Varela, MiguelPinto Cardoso, Mário Rui do Nascimento2023-03-142023-03-142023-02-062023-01-10http://hdl.handle.net/10400.26/44122Com a evolução tecnológica e melhoria da acessibilidade à internet, o E-Commerce está cada vez mais presente no mercado. Entidades de cariz governamental, têm promovido assiduamente a necessidade de uma transição tecnológica dos mercados tradicionais para o mercado online, pelo impacto positivo que poderá trazer à economia. No entanto, a verdadeira dimensão do E-Commerce ao nível global e regional está ainda pouco documentada e quantificada, nomeadamente sobre a sua real capacidade para ajudar na expansão dos negócios e na sua internacionalização. O principal objetivo desta dissertação é a apresentação de um estudo com a caracterização a nível global e regional do E-Commerce no retalho, procurando comprovar quantitativamente, o seu real valor em termos de contexto de oportunidade para a internacionalização, de forma a validar o E-Commerce como uma ferramenta estratégica para a expansão de negócios além-fronteiras. Os resultados obtidos demonstram uma tendência significativa de crescimento, nomeadamente quanto ao número de compradores online, volume de negócios e aumento da quota de vendas via E-Commerce no total das vendas do retalho. São ainda apresentadas quais as principais categorias de produto mais vendidas online, que são igualmente vendidas nos mercados tradicionais, verificando-se assim a pertinência para a adoção do E-Commerce transversalmente, mesmo pelos setores mais tradicionais.porE-CommerceComércio EletrónicoComércio DigitalInternacionalizaçãoDesenvolvimento de NegócioInternacionalização Via E-Commerce: Caracterização de Oportunidades Globaismaster thesis203249410