Mendes, Anabela PereiraSilva, Maria Elisabete dos Santos2023-02-152023-02-152022http://hdl.handle.net/10400.26/43834Atravessamos a mais complexa pandemia da quarta revolução industrial da história da Humanidade (Sandle et al., 2020), com repercussões incalculáveis na vida de todos nós. Os hospitais, com o intuito de controlar a propagação da infeção, limitaram o acesso da família aos serviços de internamento, essencial para a prestação de cuidados de excelência à Pessoa em Situação Crítica (PSC) (Sá et al., 2015), condicionando a interação enfermeiro-família-pessoa doente. Torna-se assim importante compreender e identificar quais as intervenções que o enfermeiro, num registo quer autónomo, quer interdependente, emerge como agente facilitador para uma transição saudável da PSC e família, justificando-se desta forma a pertinência da escolha da temática para a aquisição e desenvolvimento de competências. O relatório procura expor todas as atividades e estratégias desenvolvidas no 10º Curso de Mestrado em Enfermagem Área Especialização Pessoa em Situação Crítica (CMEPSC) da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), tendo em vista a aquisição de competências especializadas ao longo do 3º semestre, com base na problemática escolhida e, tendo em conta os contextos de cuidados da PSC: a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e o Serviço de Urgência (SU). O referencial teórico adotado para fundamentação, e fio condutor deste trabalho, foi a Teoria das Transições de Afaf Meleis. O caminho efetuado possibilitou adquirir competências e mobilizar conhecimentos ancorados na evidência científica, tendo em vista a perícia, num exercício clínico especializado à PSC e família.porEnfermagem de cuidados intensivosCuidados de enfermagemIsolamento de pacientesPandemiasFamíliaIntervenção de enfermagem à pessoa em situação crítica :distanciamento da família em cenário de pandemiamaster thesis203094190