Tomé, EduardoCorreia, Lucineide Celina Rodrigues2022-04-202022-04-202022-01-10http://hdl.handle.net/10400.26/40246Com o presente trabalho pretende-se mostrar o endomarketing como um instrumento para melhoria do ambiente empresarial ou organizacional e responder, desta forma, a seguinte questão: quão importante é para uma empresa a utilização das estratégias de endomarketing na gestão dos seus colaboradores? As empresas ou organizações procuram diferenciar-se no mercado de trabalho através da valorização dos indivíduos que as integram. A envolvente interna de uma empresa é um tema presente e importante para as empresas que procuram continuar com êxito no mercado. Tal como a literatura descreve, as ações de endomarketing podem contribuir para a aproximação e melhoria da relação entre a empresa e os seus funcionários. Esta pode ser descrita como uma relação de troca entre empresa e os seus funcionários. A empresa proporciona os instrumentos apropriados para promover a vontade e o entusiasmo dos colaboradores a cooperarem mais ativamente em todo o ambiente organizacional, por meio de procedimentos que beneficiam o diálogo, a partilha de conhecimentos e informações. Por outro lado, a medida que o individuo/ funcionário se sente mais valorizado pela empresa e pelos seus colegas de trabalho, este passa a entender a relevância e a importância da sua função dentro da empresa, deixando-o assim satisfeito e confortável. Esta troca não só ajuda na produtividade e na evolução da empresa, como também contribui para a satisfação e para o empenho dos funcionários no meio de trabalho. Desta forma, utiliza-se como base a revisão bibliográfica para a fundamentação teórica e, posteriormente, elabora-se uma pesquisa quantitativa com o objetivo de averiguar a opinião de trabalhadores de diferentes empresas, e constatar que é importante que as organizações mantenham uma boa aproximação com os seus funcionários para que se possa verificar uma melhoria organizacional, sendo que o endomarketing é um instrumento muito eficaz para que se possa atingir esse objetivo.This work reports on endomarketing as a tool for improving the company´s environment and, this way, achieve an answer for the following question: how important is for a company the use of endomarketing strategies on management of its employees? Organizations seek to differentiate themselves in the market by valuing the individuals within them. A company internal environment is a present and important theme for companies that seek to continue successfully in the market. As it will be seen in this document, endomarketing actions can contribute on the improvement of company and its employees´ relationship. It can be described as an exchange relationship between company and its employees. The company provides the appropriate tools to promote employee’s willingness and enthusiasm to cooperate more actively throughout the organizational, through procedures that benefit and improve dialogue, knowledge, and information sharing. On the other hand, as the employee feels more valued by the organization and his co-workers, he comes to understand the relevance of his job within the company, thus making him gratified and happy. This exchange helps on company´s efficiency and growth, as well as contributes to employees’ gratification and commitment at work. Hence, the bibliographical review is used as basis for the theoretical foundation and, subsequently, quantitative research is carried out to find out the opinion of workers from different companies and validate that is important that companies maintain a good approach with their employees, so that an improvement can be seen, and endomarketing is a very effective tool to achieve this goal.porEndomarketingRecursos HumanosGestão de pessoasEndomarketing e Gestão de Recursos Humanos: estudo teórico com aplicaçãomaster thesis202995860