Ramos, TeresaBoavida, Ana MariaOliveira, Hélia2014-02-192014-02-192011-09978-972-8768-48-5http://hdl.handle.net/10400.26/5720Comunicação apresentada em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 7-8 setembro 2011É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2 º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequências.porPensamento algébricoGeneralizaçãoPensamento funcionalSequênciasPensamento algébrico no 2º ano de escolaridade: generalização de sequênciasconference object