Oliveira, Romeu Filipe da CostaSousa, Mariana Silva2023-01-272023-01-272022http://hdl.handle.net/10400.26/43419Num contexto de globalização, os mercados externos apresentam-se, cada vez mais, como essenciais à sobrevivência das empresas. Desta forma, a internacionalização assume, uma elevada importância no que fiz respeito à competitividade e sustentabilidade dos negócios. O setor dos vinhos tem vindo a demonstrar diversas oportunidades de negócios internacionais e por isso, este trabalho analisou essa abertura de mercado, dando especial importância ao Brasil. Apesar da conquista do mercado brasileiro prosperar e de os vinhos portugueses estarem a ganhar terreno, existem alguns desafios a ter em conta neste processo. Assim, o presente estudo de caso à Adega Cooperativa do Cadaval permitiu identificar de forma detalhada todo o seu processo de internacionalização para o Brasil bem como perceber porque optaram pela exportação ao invés de outro tipo de estratégia.porInternacionalizaçãoEstratégiaBrasilAdega Cooperativa do CadavalEstudo de caso do processo de internacionalização da Adega Cooperativa do Cadaval para o Brasilmaster thesis203198530