Custódio, Pedro Balaus2023-10-132023-10-132017http://hdl.handle.net/10400.26/47242No atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas didáticas relevantes neste domínio. Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor. Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler? Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas formas de ler literatura.porEducação literáriaDidática do texto literárioManuais escolares2º ciclo do ensino básicoLiterary educationDidactics of the literary textSchool manuals,2nd cycle of basic educationMolduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportesjournal article