Santos, RenatoCunha, SandrinaSilva, João Ricardo da Costa2021-10-262021-10-262021-09-302021-10-26http://hdl.handle.net/10400.26/37825O presente relatório científico está subordinado ao tema: “A Academia Militar, uma escola de comando e liderança para entidades civis”. Os objetivos estabelecidos tiveram como intuito compreender a influência das Atividades Formativas de Comando e Liderança para civis (AFCL), ministradas pela Academia Militar (AM), no desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais dos formandos externos. Relativamente à metodologia, seguiu-se o método indutivo com uma abordagem qualitativa. Primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, e posteriormente foram realizadas entrevistas e inquéritos. Este trabalho de investigação é apresentado em quatro capítulos. O primeiro apresenta o enquadramento teórico do tema; o segundo explica a metodologia utilizada, o terceiro é composto pela apresentação e discussão dos resultados, e, no quarto e último capítulo apresentam-se as conclusões de todo o trabalho desenvolvido. Em resumo, as expetativas dos formandos foram, na sua generalidade, correspondidas e ultrapassadas e que o autoconhecimento aparece como a competência mais percecionada por parte dos formandos. As AFCL potenciam nos formandos um leque de oportunidades e pode-se também concluír que há um conjunto de aspetos e temáticas a melhorar, a reformular ou a introduzir em futuros Treinos Intensivos de Liderança (TIL), quer a nível de conteúdo, quer a nível de estruturação dos cursos.porLiderançaANJECompetênciasTeam BuildingA Academia Militar, uma escola de comando e liderança para entidades civismaster thesis202774430