cardoso, AnaFranco, Rute2020-02-282020-02-282020-01-092020-02-27http://hdl.handle.net/10400.26/31538Os novos comportamentos de consumo conduzem a alterações no modo de habitar os espaços comerciais. Num mundo cada vez mais online e digital, os utilizadores das lojas físicas procuram experiências únicas, capazes de transmitir o real feel que a internet não consegue oferecer. A experiência do consumidor precisa ser repensada e reconstruída tendo por base não só as necessidades e exigências presentes, mas também as futuras, garantindo assim a prosperidade e sustentabilidade dos espaços físicos. FRANCO é um estudo de cariz projetual sobre a importância do design de interiores na reconstrução das lojas do futuro. Pretende investigar os conhecimentos teóricos e práticos que reconhecem a importância de um projeto multidisciplinar no qual o design de interiores pode assumir um papel central junto de outras áreas do conhecimento como a arquitetura, o visual merchandising e o vitrinismo. Através de um caso de estudo com características invulgares, marcado pela criação de um novo programa para uma Ótica já existente, este projeto cruza a multidisciplinariedade inerente ao projeto de um espaço comercial com a complexidade das transformações que uma requalificação impõe. Num exercício de equilíbrio constante, as realidades e definições da pré-existência são questionadas e repensadas seguindo o novo programa e assegurando a coerência e a viabilização projetual.pordesign de interioresexperiência do consumidorrequalificaçãopré-existênciaFRANCO. Projeto de requalificação de uma óticamaster thesis202360369