Dores, DelfimDuque, JoãoGomez, Jesús2016-11-222016-12-012015http://hdl.handle.net/10400.26/15610Como consequência da componente geopolítica do continente europeu, o sistema de gestão do tráfego aéreo (ATM) apresenta significativas ineficiências por causa da forte fragmentação deste sistema. Consequentemente, na atualidade existem e convivem um grande número de organizações nacionais e de sistemas tecnológicos de controlo de tráfego aéreo que não são competitivos, com um claro impacto no desempenho do Sistema e sobre os custos dos seus utilizadores (companhias aéreas). No fim dos anos 90, e como consequência dos alarmantes atrasos registados no Sistema ATM, a União Europeia lançou o programa do Ceu Único Europeu (SES – Single European Sky) por forma a iniciar o maior processo de reforma do Sistema ATM Europeu e resolver os problemas identificados. O presente estudo de Mestrado analisará em pormenor o atual Sistema ATM Europeu e as ineficiências que apresenta, o que permitirá identificar as hipóteses que permitam justificar o caminho a seguir para a construção do processo de reforma do Sistema ATM e do futuro cenário europeu no âmbito dos serviços de navegação aérea que, fundamentalmente, procurarão três grandes objetivos: a melhoria do desempenho, a implementação dos blocos funcionais de espaço aéreo (FAB’s) e o desenvolvimento de uma componente tecnológica associada (programa SESAR). De forma abstrata, é possível concluir que são incontestáveis as vantagens que o programa SES poderá trazer para a aviação civil europeia ao pretender aumentar a eficiência na gestão do tráfego aéreo e da prestação dos serviços de navegação aérea através da redução da fragmentação do espaço aéreo europeu, e da interoperabilidade dos sistemas técnicos a operar. Com a reforma do Sistema ATM europeu são inúmeros os desafios para os atuais prestadores de serviços de navegação aérea que vão ter que preparar um longo, critico e intenso processo de transição que passará por adotarem novos modelos de negócio baseados na cooperação e na criação de alianças estratégicas por forma a ganhar a flexibilidade necessária para a inovação e a otimização dos seus recursos e serviços.As a result of the geopolitical component of the European continent, the air traffic management (ATM) system has significant inefficiencies because of the strong fragmentation of the system. Consequently, at present exists a large number of national organizations and air traffic control systems that are not competitive, with a clear impact on the performance of the system and the costs of their users (airlines). In the late 90s, and as a result of the alarming delays in the ATM system, the European Union launched the Single European Sky program (SES - Single European Sky) in order to start the biggest reform process of the European ATM system and try to resolve the identified problems. This Master study will examine in detail the current European ATM system and their inefficiencies, which will permit to identify possibilities to justify the way forward for the construction of the ATM system reform process and the future European scenario under the air navigation services provision that, fundamentally, will look for three main objectives: improving performance, the implementation of the so-called functional airspace blocks (FAB's) and the associated development of the technological component (SESAR program). Abstractly, it is possible to conclude that are indisputable advantages that the SES program can bring to the European civil aviation as it wants to increase the efficiency in air traffic management system and the provision of better air navigation services by reducing the fragmentation of the European airspace and the interoperability of the technical systems. With the reform of the European ATM system there are numerous challenges for current air navigation service providers which will have to prepare a long, critical and intensive process of transition by adopting new business models based on cooperation and the creation of strategic alliances in order to gain the flexibility needed for the innovation and the optimization of its resources and services.porSESTransporte AéreoEurocontrolComissão EuropeiaSESARDesempenhoFAB’sAir TransportEurocontrolEuropean CommisionSESARPerformanceCéu único europeuObjetivos e desafios na prestação dos serviços de navegação aérea no âmbito do SES II+master thesis201855968