Sabino, AnaCaldeira, Ricardo Jorge Fernandes2019-11-152019-11-152019-10-25http://hdl.handle.net/10400.26/30170O principal activo das empresas são os seus recursos humanos. Mas são-no, em todo o seu esplendor, se focados, se motivados, se partilhando uma visão comum, em suma, se felizes. O presente trabalho foca-se e visa apresentar um compêndio de ideias, genéricas e cronologicamente ascendentes numa primeira fase, e posteriormente mais umbilicalmente relacionadas com as questões emocionais, por forma a relevar-se a importância e influência de que as nossas emoções se revestem no seio organizacional. O papel dos líderes sempre foi, mas actualmente é-o ainda mais, crucial para, no limite, a sobrevivência de uma empresa. Através de uma abordagem qualitativa, suportada em 21 entrevistas, o caso de estudo é um Banco nacional, um importante player num dos sectores de actividade mais exigentes e de maior responsabilidade que existem. Como se comportam líderes e liderados, que importância atribuem, ou deveriam considerar atribuir, aos relacionamentos interpessoais, que noção existe acerca da relação de causalidade entre motivação, bom ambiente trabalho, bem estar pessoal e o cumprimento, por norma de forma mais fácil e rápida, dos objectivos que norteiam qualquer actividade comercial? Este trabalho, neste enquadramento em concreto, visa responder a estas e outras questões, no âmago daquilo a que hoje se chama a Liderança Emocional.The main asset of companies is their human resources. But they are, in all their splendor, if focused, if motivated, sharing a common vision, in short, if happy. The present work focuses and presents a compendium of ideas, generic and chronologically ascending in a first phase, and later more umbilically related to emotional issues, in order to highlight the importance and influence that our emotions have on the organizational breast. The role of leaders has always been, but today it is even more, crucial to ultimately the survival of a company. Through a qualitative approach, supported by 21 interviews, the case study is a national bank, an important player in one of the most demanding and responsible sectors of activity. How do leaders and followers behave, what importance do they consider, or should they consider attributing, to interpersonal relationships, what notion exists about the causal relationship between motivation, good work environment, personal well-being and reaching, usually more easily and quickly, the objectives that guide any commercial activity? This work, in this specific context, aims to answer these and other questions, at the core of what today we call Emotional Leadership.porLiderançaTipos de LiderançaInteligência EmocionalInteligência CulturalNeuroliderançaSignificados da Liderança Emocional: Um estudo Qualitativo e Aplicado a uma Instituição do Sector Bancáriomaster thesis202304256