Mestrinho, Maria de Guadalupe2018-08-302018-08-302008-12Pensar Enfermagem, Vol. 12 N.º 2 2º Semestre de 2008http://hdl.handle.net/10400.26/23980Este artigo refere-se a uma fase de investigação mais vasta que pretende conduzir à compreensão de papéis e competências dos professores de enfermagem, enquanto enfermeiros e professores, fundamentados em valores que orientam o profissionalismo docente (1). Trata-se de um estudo de caso assente numa análise indutiva de situações circunscritas contextual e temporalmente. No contínuo metodológico do estudo, a recolha de dados realizou-se através de entrevistas semi-estruturadas a professores com responsabilidades a diferentes níveis do processo formativo dos enfermeiros (docentes com cargos de gestão científica; coordenação de cursos; regência ou colaboração em unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e práticas) e também pela técnica de observação a professores de enfermagem em sala de aula, onde cada participante se considerou um caso no contexto da investigação. O quadro de análise, nesta fase, perspectiva uma check list de competências que se apoia nos dados das entrevistas, da observação e no confronto, na cultura europeia, com um conjunto de workshops da FINE (2), revelando-se assim, um referencial de competências para os professores de enfermagem.porPapéis dos professores de enfermagemReferencial de competênciasPapéis e competências dos professores de enfermagem:um quadro de análisejournal article