Roque, Ana Filipa MarquesAlberto, Fernanda Cristina PedrosaCaldeira, Mariana Gomes2025-01-062025-01-062024-12-20http://hdl.handle.net/10400.26/53506O objetivo deste estudo é identificar como são estruturados os processos de benchmarking no setor hoteleiro da Região Autónoma da Madeira (RAM). O benchmarking, como ferramenta estratégica, ajuda as unidades hoteleiras a melhorar sua competitividade ao comparar suas práticas com as melhores do setor. Para isso, foram formuladas três questões: (1) Como o benchmarking é utilizado? (2) Quais são os objetivos das unidades hoteleiras ao aplicá-lo? (3) É comum a existência de parcerias entre hotéis? O estudo procura entender como o benchmarking contribui para aumentar a competitividade e eficiência, identificar melhores práticas e avaliar os desafios enfrentados, como a gestão de custos e a variabilidade na qualidade do serviço. Além disso, analisa benefícios como a otimização de processos, redução de custos e maior satisfação do cliente. A metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com oito hotéis da RAM, revelou que o benchmarking é amplamente usado para ajustar preços, melhorar serviços e otimizar operações, embora a colaboração entre hotéis seja limitada pela competição no setor. Foi concluído que o benchmarking é uma ferramenta valiosa para o setor hoteleiro, mas a sua implementação varia de acordo com a dimensão e recursos das empresas, existindo uma grande variabilidade na sua formalização e implementação dependendo da dimensão e dos recursos das empresas. No entanto estas conclusões carecem de um estudo mais alargado, uma vez que o número de entrevistas não permite generalizar os resultados. Como principais contributos, este trabalho apresenta-se a nível académico, como um promotor do conceito de benchmarking, corroborando assim com o controlo de gestão, contribuindo ainda a nível teórico para a teoria institucional. A nível do setor hoteleiro contribui para a monitorização do controlo e para o conhecimento na prática dos benefícios da aplicação do processo de benchmarkingporBenchmarkingControloIndicadores de desempenhoHotelariaIlha da MadeiraBenchmarking nas Unidades Hoteleiras da Região Autónoma da Madeiramaster thesis203783050