Durão, Maria CândidaCabral, João Carlos2016-11-252016-11-252014http://hdl.handle.net/10400.26/16303Mestrado, Enfermagem a Pessoa em Situação Critica, 2014, Escola Superior de Enfermagem de LisboaO traumatismo crânio-encefálico (TCE) é um problema de saúde pública com importante impacto económico e social, daí a importância da intervenção precoce na prevenção da lesão secundária. A hipotermia terapêutica (HT) é uma das modalidades utilizadas na prevenção e minimização da lesão secundária, sendo este o objetivo do estágio realizado: cuidar da pessoa submetida a hipotermia terapêutica, que sofreu um traumatismo crânio-encefálico com hipertensão intracraniana (HIC) refratária à terapêutica médica e não médica Na consecução deste objetivo realizei três estágios globalizantes e complementares: um numa unidade de cuidados intensivos (UCI) em Londres, os restantes numa urgência e UCI polivalente na área da grande Lisboa, onde se aplica esta técnica. No estágio referente à UCI de Neurocríticos desenvolvi competências especializadas nesta área de atuação, que constituiu um alicerce estrutural e inovador neste percurso de aquisição de competências. No estágio da urgência polivalente, cuidei da pessoa/família em situação crítica na urgência proporcionando-me este, situações de aprendizagem sobretudo no cuidar da pessoa politraumatizada, no processo de triagem de Manchester, e do cuidar especializado da aplicação da técnica de HT no pré-hospitalar e no serviço de urgência. Na UCI polivalente desenvolvi competências especializadas no âmbito da aplicação da HT em situações de pós-paragem cardiorrespiratória, e noutros âmbitos de atuação da Enfermagem da Pessoa em Situação Critica, como sejam, situações: de instabilidade e alto risco, de falência orgânica e multiorgânica e no controlo da infeção que se inscreve neste domínio de intervenção. Este percurso percorrido traduz o processo de aquisição de competências clinicas especializadas propostas para o Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização Pessoa em Situação Crítica, a análise critico-reflexiva das atividades desenvolvidas e das experiências vivenciadas. Este é indicador do desenvolvimento profissional alcançado, tendo promovido uma melhoria na segurança e qualidade dos cuidados, na autonomia e responsabilidade profissional, na gestão dos cuidados, sustentado nas boas práticas e na investigação em Enfermagem.application/pdfporIntervenções de enfermagemHipotermia induzidaTraumatismo crânio-encefálicoHipertensão intracranianaCuidar da pessoa submetida a hipotermia terapêutica...uma solução no TCE gravemaster thesis