Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-Oliveira, Maria Silvina de Almeida2022-01-282022-01-282022http://hdl.handle.net/10400.26/39062A forma como as empresas interagem com seus públicos está relacionada com os vários processos de comunicação organizacional. A comunicação da responsabilidade social é um elemento fundamental na construção da reputação de uma empresa e constrói-se a partir da apresentação e do conteúdo da comunicação para os seus stakeholders (Van Riel & Fombrun, 2007). O objetivo principal deste estudo foi analisar como é que as empresas membros do GRACE, que promovem a reflexão em torno da RS e que se assumem socialmente responsáveis utilizam a rede social Facebook para comunicar a sua atividade nesse âmbito e qual o tipo de interação e diálogo que estimulam nesse espaço. O estudo foi feito com base na análise de conteúdo das páginas de Facebook das empresas associadas do GRACE. O GRACE é um grupo de reflexão de RSE e as empresas que aderem voluntariamente ao Grupo estão publicamente envolvidas na afirmação da RSE, o que vai ao encontro do tema em estudo. Na revisão da literatura procede-se a uma breve análise da evolução histórica dos conceitos e práticas da responsabilidade social, que permitem identificar e definir os principais conceitos e princípios teóricos associados à investigação sobre responsabilidade social e comunicação nas redes sociais. Estas podem ser consideradas como instrumento da comunicação da atividade de RSE, para fomentar e fortalecer o diálogo entre as empresas e os stakeholders. O estudo procede a uma análise às páginas de Facebook das empresas, a fim de caracterizar a intensidade, a regularidade, os conteúdos, se há ou não interação e quais temas privilegiados nessa comunicação via Facebook. Procede-se a uma apresentação dos dados recolhidos e respetiva análise ao conteúdo. Os principais resultados apontam para o facto das empresas estudadas, apesar de terem uma presença no Facebook, têm um nível de atividade muito baixo relativamente a questões de RSE. O conteúdo das mensagens está orientado para os negócios, ou seja, a sua estratégia de conteúdo está direcionada para o aspeto comercial.porComunicação da Responsabilidade SocialRedes SociaisFacebookCompromisso com a Responsabilidade SocialA comunicação da responsabilidade social empresarial via Facebook por empresas aderentes ao GRACEmaster thesis202909239