Vieira, ElviraLaranjeira, Rodrigo2021-09-152021-09-152021-08-022021-07-20http://hdl.handle.net/10400.26/37486As empresas utilizam várias estratégias de internacionalização para conseguirem expandir as suas atividades e/ou produtos para mercados além do doméstico. Para serem bem-sucedidas é imperativo terem em conta as necessidades específicas dos consumidores, as estratégias de potenciais concorrentes e a realidade dos países onde se pretendem inserir. Partindo do contexto de atuação internacional da marca Casal Garcia, o objeto do presente Trabalho de Projeto é contribuir para a melhoria da estratégia de internacionalização e presença nos mercados internacionais. Assim, através de uma marca já com um longo percurso de internacionalização, este estudo insere-se na investigação sobre a internacionalização de uma marca, particularmente do setor vitivinícola, reforçando a pertinência de se investir no desenvolvimento de estratégias de internacionalização adaptadas a cada mercado de destino. Os métodos de recolha de dados compreenderam questionários de resposta aberta e documentos organizacionais disponibilizados pela empresa. O programa de ação resultante da análise dos dados permitiu identificar as motivações para a internacionalização da marca Casal Garcia, as barreiras encontradas, o posicionamento da marca nos mercados de exportação do vinho português e dos Vinhos Verdes e o modelo de internacionalização utilizado. O presente trabalho procura contribuir para a estratégia de internacionalização da marca, apresentando as motivações da estratégia, os pontos fortes e os obstáculos, o modelo de internacionalização utilizado e de que forma todos estes fatores contribuíram para o posicionamento da marca no contexto internacional.porInternacionalização; Marca; Vinho Verde; Estudo de CasoContributos para a internacionalização da marca "Casal Garcia”master thesis202765156