Alcobia, PauloFrade, Pedro2015-07-212015-07-212011http://hdl.handle.net/10400.26/9414O design de informação é uma ferramenta que possibilita uma diminuição de tempo na análise das práticas de Gestão. As características da satisfação e aceleração da tomada de informação bem como a compreensão daquilo que se constitui como informação substancial, são de extrema relevância no comportamento organizacional em conjunto com o ambiente envolvente em geral. Os dados numéricos têm sido o elemento de caracterização mais usado, mas tem-se registado uma tendência mundial para a sua substituição por variáveis visuais, dadas as inerentes dificuldades para os gestores, de percepcionar rapidamente padrões na informação que permitam tomadas de decisão mais seguras e consubstanciadas. Neste estudo é analisada a presença e a influência das interacções da visualização de informação nas características do comportamento organizacional, em particular para a compreensão da sua relevância e do tempo necessário para a aquisição da informação no que diz respeito às vinte maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa. São ainda seleccionadas e analisadas um conjunto de práticas empíricas, direccionadas a designers e a outros intervenientes, consideradas importantes na construção de sistemas de design de informação.Information design is one of the tools that permit a decrease of time on the evaluation speed in managing practices. Features of satisfaction and faster analysis of information, as well as the understanding of what one considers substantial information, are extremely relevant to organizational behavior, side by side with the general surrounding environment. Numeric data has been the most frequent characterization element, but we have seen a world tendency to replace it for visual variables, regarding the difficulties of corporate managers to quickly identifying patterns inside information that allow them to make decisions in a more secure and confident way. This work study the presence and influence of interaction between visual information and features of organizational behavior, concerning the understanding of the importance of data and the time taken to acquire that information, in the particular case of the twenty major portuguese companies present in stock exchange. It also selects and analyzes a set of empirical practices, directed to designers and other related actors, perceived as important in the construction of information design systems.porDesign InformacionalInformaçãoDadosVisualização da InformaçãoInstrumentos de GestãoInformational DesignInformationDataInformation VisualizationManaging ToolsO impacto do design informacional nas empresas cotadas em bolsaThe impact of information design at portuguese companies present in stock exchangemaster thesis201833280