Botelho, Ana Mafalda Cardoso Alves2012-07-312012-07-312012http://hdl.handle.net/10400.26/2468Este estudo investiga a relação entre as competências sociais e o processo de aprendizagem no sentido de aferir o impato que um programa estruturado promotor de competências sociais aplicado a um grupo de crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA) e sem DA pode ter como auxiliar de aprendizagem. A escola inclusiva caracteriza o contexto e assume-se como um processo subjacente ao processo de desenvolvimento das competências sociais e pessoais de todas as crianças que fazem parte do ambiente escolar. Nesta perspetiva, definiu-se como objetivo geral do presente trabalho aplicar uma estrutura de intervenção que promova o desenvolvimento das competências da criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A inclusão, o processo de aprendizagem, as competências sociais e a resiliência constituíram os pressupostos teóricos do trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, com uma amostra de 48 crianças sendo 13 alunos com DA. Os dados foram recolhidos junto dos professores e das próprias crianças através de questionário e em dois momentos distintos: antes e depois da aplicação do programa de competências sociais. Desta recolha foi construída uma base de dados que tiveram um tratamento estatístico através da estatística descritiva T-test para amostras emparelhadas e análises de correlações. Na análise de dados verificou-se que as dificuldades de aprendizagem e o género têm influência no desenvolvimento de comportamentos de risco e constatou-se que a implementação do programa estruturado de treino de competências sociais constituiu um auxiliar de aprendizagem que visa diminuir esses comportamentos.porNecessidades educativas especiaisIntegração escolarCompetências fundamentaisResiliênciaA relação do treino das competências sociais e a aprendizagem numa perspetiva inclusivamaster thesis