Stenzel, PauloRodrigues, Cátia Rubina Gomes2025-09-042025-09-042025-07-22http://hdl.handle.net/10400.26/58540Este projeto profissional tem como objetivo explorar a influência da reputação online e do marketing digital na escolha da clínica dentária, tendo em conta o papel crescente das redes sociais na tomada de decisão dos pacientes. A pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as estratégias de marketing digital e os conteúdos influenciam a perceção da qualidade dos serviços, quer seja através de avaliações, de testemunhos ou de publicações partilhadas por outros pacientes (Einwiller, 2001). Isto verifica-se, sobretudo, em plataformas como Instagram, Google Reviews e WhatsApp, onde as gerações Millennials e Geração Z são particularmente influenciadas ao procurar informações sobre tratamentos e avaliar a qualidade dos serviços (Wang et al., 2020). Com base na metodologia quantitativa, os dados foram recolhidos através de questionários online, aplicados a uma amostra não probabilística composta por 82 participantes. Utilizou-se uma escala de Likert de 1 a 5 para avaliar a credibilidade percebida das informações partilhadas nas redes sociais (Parmar et al., 2018). A escolha deste método justifica-se pela sua capacidade de identificar padrões de comportamento e tendências associadas à utilização do marketing digital e da reputação online no setor da saúde oral, com o objetivo de atrair e fidelizar pacientes (Chaffey & Ellis-Chadwick, 2019). Os resultados esperados procuram contribuir para a definição de estratégias eficazes focadas na construção de reputação online e fidelização de pacientes, sublinhando a importância da credibilidade e da transparência na comunicação digital (Farrokhi et al., 2023). A investigação apresenta ainda recomendações para otimizar a presença digital no setor da saúde oral, reforçando a perceção de qualidade dos serviços e a confiança dos pacientes. Para a fundamentação teórica, recorreu-se ao sistema OpenAthens, que proporcionou acesso a diversas plataformas académicas, como o Scopus, Web of Science, Statista e Euromonitor. Simultaneamente, foram utilizadas as plataformas Google Scholar e ResearchGate, que também facilitaram a pesquisa de literatura científica.porRedes sociaisComportamento do consumidorMarketing para clínicas dentáriasMarketing em saúdeReputação online em saúde oralReputação online e influência digital: a perceção das redes sociais na escolha de clínicas dentáriasmaster thesis203992679