Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Santos, Sandra Margarida Nunes2022-08-302022-08-302022http://hdl.handle.net/10400.26/41707A música como recurso pedagógico na escola inclusiva é o tema desta dissertação de mestrado cujo foco do estudo são crianças com o Transtorno do Espectro Autista ( O estudo tem como objetivo p ropor ações voltadas para inserir a música nos anos iniciais do ensino fundamental como estratégia de intervenção pedagógica inclusiva na escola municipal de Pedro do Rosário MA. A metodologia constou de aplicação de questionários e elaboração da proposta acima referida. Os resultados apontaram que os docentes têm pouco conhecimento sobre a inclusão, porém, relataram já ter contato com alunos com algum tipo de defic iência, transtorno comportamental ou Necessidades Educacionais Especiais ( destacaram também que a escola Raquima Martins não trabalha a inclusão. Em relação ao trabalho com a música, os docentes também demonstraram pouco conhecimento, entretanto, rec onhecem a música como um recurso fundamental para favorecer o processo de ensino aprendizagem e concordaram com a realização de uma proposta metodológica de inserção da música na escola. As atividades propostas no Plano de Ação foram cuidadosamente planej adas para capacitar os professores para a adoção da música enquanto recurso metodológico, cujo foco foi e sempre será a inclusão. Concluiu se que os docentes pesquisados mostraram se favoráveis à proposta do Projeto Tocando e Cantando a inclusão e que a escola Raquima Martins pode ser uma referência no ensino, proporcionando uma inclusão mais coerente e de qualidade, usando a música como ferramenta metodológica nas séries iniciais do ensino fundamental.porMúsicaAutismoProposta MetodológicaSéries IniciaisContributo da música como ferramenta de intervenção inclusiva: uma proposta de formação para os professores de uma escola municipal do município de Pedro do Rosário MAmaster thesis203055853