Maia, Kariádine de Maria Nascimento Pechêco2019-08-122019-08-122019-07-22http://hdl.handle.net/10400.26/29519As discussões a respeito da gestão nas escolas do Brasil são demarcadas, pelo ponto de vista presentes nas correntes teóricas que variam na organização empresarial e instituições escolares, onde os procedimentos adotados de ambas, devem está em constante melhorias e adaptações. Se de fato um grupo de estudiosos buscam defender que os procedimentos gerenciais/administrativos a serem empregados na escola, são os mesmos na empresa. Essa linha de teóricos, mostram que as dificuldades existentes na escola são resultantes da administração, ou seja, da má utilização ou de nenhum conhecimento das teorias e técnicas administrativa e ferramentas gerenciais, deixando, assim, que seus principais fatores econômicos e sociais e, sobretudo, os aspectos das instituições educacionais. Outros concordam que a gestão escolar traz características que a diferencia da administração/gestão empresarial, devido suas particularidades do trabalho pedagógico e da instituição escolar (OLIVEIRA; MORAES; DOURADO, 2008). A missão fundamental da escola é ensinar, ou seja, gerar e transmitir conhecimento aos discentes preparando-os para a vida no contexto produtivo e pessoal. Na extensão da produtividade leva-lo a ser um jovem autônomo e competente, e no pessoal, um jovem solidário. Garantir que a escola alcance sua verdadeira missão é a tarefa mais difícil da gestão escolar. Porque, de um lado, nos deparamos com o gestor diante de um enorme contraste de público com os quais está em contato diariamente – professores, equipe gestora, estudantes, pais, comunidade, sindicato e parceiros, – e, por outro, obstáculos advindos dos recursos, de modo geral escassos, postos à serviços da escola e quais nem sempre terá autonomia para a aplicação. A liderança do gestor é, de fato é uma característica primordial, porém não basta ser isolado. Desta forma é fundamental pôr em suas mãos e equipe, um kit de ferramentas gerenciais - (modelo de gestão) que busquem gerir a escola de forma organizada. Garantindo que os objetivos e metas estejam todos ordenados e definidos claramente, em todos os níveis da organização, de modo que todos possam compreender com clareza suas atribuições e seus papeis e alcance dos resultados esperados, onde sejam medidos, avaliados e recompensados de forma motivacional. Para alguns autores o método de gerir a escola em pouco difere da empresa. Partindo para uma metodologia baseada na perspectiva qualitativa, foi realizado o estudo buscando entender a formação dos mecanismos da gestão escolar e sua eficácia, para então compreender quais as conexões que existem entre o desempenho escolar e a gestão que influencia diretamente nos resultados acadêmicos dos alunos dentro da unidade escolar. Baseado nesses argumentos, a pesquisa dissertativa buscou estudar unidades escolares que fogem dos padrões dentro do plano de resultado, mas que são iguais nos contextos. Deste modo o objetivo geral do projeto dissertativo é reconhecer qual o modelo de gestão escolar das instituições públicas da microrregião do médio Mearim que atingi bons resultados na sua aprendizagem dos alunos. Também foram pesquisadas onze escolas do ensino médio da Microrregião do Médio Mearim que tiveram as melhores e piores notas no IDEB do ano de 2017, no Maranhão – Brasil. A pesquisa aponta o modo de como essas escolas constituem a gestão escolar e métodos utilizados. O fato identificado é ausência de um modelo específico e constatado que as escolas não utilizam de forma concreta o modelo de gestão democrática, proposto pela lei das diretrizes básica, também foram encontradas ferramentas gerenciais de apoio, mas não uma determinação estratégica interna de melhoria. Deste modo, o autor, respaldado na pesquisa e no seu referencial apresentado, recomenda um modelo de gestão escolar e ferramentas de apoio.porgestão escolarqualidade da educaçãoModelo de Gestão para elevar a Qualidade de Ensino na Microrregião do Médio Mearim no Estado do Maranhão - Brasilmaster thesis202275426