Freire, JoãoLins, Milena Lais Silva2021-01-082021-01-082020-12-03http://hdl.handle.net/10400.26/34636Devido a relevância da lealdade dos clientes com as marcas, nos tempos em que as novas tecnologias e o aumento da comunicação estão mais abrangentes, torna-se complicado manter a atenção do cliente com a marca. As organizações podem influenciar os indivíduos através de técnicas e estratégias por meio da persuasão e, assim, atrair consumidores potenciais leais a marca. As pessoas estão cada vez mais informadas e decididas nos reais desejos de compra. Uma dessas estratégias foi apontado na pesquisa relacionado ao trabalho da promotora de venda no ponto de venda, considerando as vertentes do relacionamento da promotora com a marca e com o consumidor. Neste contexto, pretende-se entender como os promotores de venda se relacionam com a marca e, as estratégias utilizadas no convívio com o consumidor no ponto de venda. Fundamentado em uma bibliografia composta por livros, dissertações e artigos científicos, foi possível compreender os temas que envolvem este estudo, e utilizar uma metodologia capaz de responder aos problemas norteadores e o objetivo geral. Este estudo permitiu concluir que a estratégia de ter promotores nos pontos de venda exerce influência sobre os consumidores, estreitando o relacionamento com o cliente e criando a lealdade do público alvo com a marca. No entanto, também se concluiu que a comunicação da marca precisa ser clara e mais presente com a equipe de promotoras, para que a mensagem seja emitida na sua totalidade. Acredita-se que este estudo será de suma importância, para aqueles que buscam compreender e se aprofundar um pouco mais sobre esta temática. Além disso, os resultados poderão ser úteis para futuras pesquisas e para os setores de marketing das organizações, na medida em que os dados proporcionam um melhor entendimento do relacionamento com a equipe interna e o consumidor, permitindo definir estratégias de marketing mais eficientes e, assim, poder se posicionar em um mercado com uma vantagem frente a concorrência. Por se tratar de uma amostra que não foi aleatória, este estudo abrange a compreensão do universo que está inserido. Ainda assim, recomenda-se que, em pesquisas futuras, sejam consideradas amostras com um número maior de entrevistados e que sejam incluídas pesquisas com o consumidor no ponto de venda.Due to the relevance of customer loyalty to brands at a time when new technologies and enhanced communication are growing, it becomes more difficult to maintain customer attention with the brand. Organizations can influence individuals through techniques, strategies, persuasion and, thus, attract many potential consumers loyal to the brand. People are getting more informed and keen about their real desires of purchase. One of these strategies was pointed out in the work of the sales promoter at the point of sale, considering the aspects of the promoter's relationship with the brand and the consumer. In this context, it is intended to understand how sales promoters help to increase the bonding with the brand and the strategies used in the relationship with the consumer at the point of sale. Based on a bibliography made up of books, dissertations and scientific articles, it was possible to understand the themes surrounding this study and use a methodology capable of answering the guiding problems and the general objective. This study allowed us to conclude that the strategy of having promoters at points of sale has an influence on consumers, strengthening the relationship with the customer, creating the loyalty of the target audience with the brand. However, that brand communication needs to be clear and effective with the team of promoters, so that the message is absorbed on it is totality. Nonetheless, this study will be relevant for those who seek to understand and deepen a little more about this theme. In addition, the results may be useful for future research and for the organizations' marketing sectors, as the data provide a better understanding of the relationship with the internal team and the consumer, thus allowing defining more efficient marketing strategies. In addition, to be able to position itself in a market with an advantage over the competition. As it is a sample that was not random, this study covers the understanding of the universe that is inserted. Still, is recommended that, in future research, samples with a larger number of respondents be considered and that surveys with the consumer be included at the point of sale.porComunicaçãoMarcaRelacionamentoPromotores de vendaConsumidorUm olhar sobre o promotor de venda no processo do relacionamento da marca e do consumidormaster thesis202575489