Ribeiro, MariaBarata, Daniela2016-01-202016-01-202015-12-22http://hdl.handle.net/10400.26/11007Este relatório final foi elaborado perante uma situção de estágio num contexto social desfavorecido, manifestando-se a necessidade de direcionar o estudo para as competências sociais, motoras e linguísticas que supostamente devem ser adquiridas na fase que antecede o 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta perspetiva, considerei primário abordar o que se entendia por competências tendo optado por estas três vertentes em cima referidas. Este estudo procura dar resposta a questões focadas naquele contexto que nos interpelam para o facto da grande dificuldade que estas crianças apresentam neste início da escolaridade. Optei por uma metodologia de cariz qualitativo e os dados foram recolhidos através duma observação participante sendo registados quer em notas de campo, quer nos registos no meu caderno de estágio, das actividades proporcionadas.porEnsino BásicoEducação Pré-EscolarCompetências SociaisDificuldades de AprendizagemAs dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridademaster thesis201004798